31 de janeiro de 2008

Fóssil de crocodilo pré-histórico



***MATÉRIA RETIRADA DO JORNAL NACIONAL, 31 DE JANEIRO DE 2008***

A descoberta, encontrada no município de Monte Alto, em São Paulo, foi apresentada nesta quinta no Rio de Janeiro. A descoberta, encontrada no município de Monte Alto, em São Paulo, foi apresentada nesta quinta no Rio de Janeiro.
Foi apresentado, nesta quinta, no Rio de Janeiro, o fóssil de um crocodilo que viveu há 80 milhões de anos.
Não parece, mas é um crocodilo, mesmo com um focinho que lembra os caninos e com pernas mais longas e cauda curta, que os crocodilos não têm.
O fóssil foi encontrado no município de Monte Alto, em São Paulo, por uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de especialistas locais.
Entre a descoberta do esqueleto e a recriação do que seria o corpo do animal, houve um período de quatro anos de pesquisas. O crocodilo pré-histórico é um registro da vida na Terra há 80 milhões de anos e do que ela se tornou hoje em dia.
Oitenta por cento do esqueleto saíram inteiros, o que é difícil de acontecer. A criatura pré-histórica foi examinada por um equipamento moderno, que fez um retrato em terceira dimensão do crocodilo.
Os cientistas deduzem que o animal viveu num período quente e árido, e andava em terra firme. Um detalhe que também existe no crocodilo que conhecemos está no céu da boca: duas aberturas chamadas de narinas internas. E o animal primitivo era tão feroz quanto o seu descendente.
“Talvez até mais, pelo fato de eles serem ágeis, de terem a possibilidade de eles desenvolverem corridas em Terra. Talvez eles tenham sido predadores muito mais ativos e ágeis do que os que existem atualmente”, explicou Ismar de Souza Carvalho, paleontólogo da UFRJ.
Mas por que a descoberta é importante pra nossa vida? “Esse fóssil é um exemplo da interpretação dos ambientes e da compreensão de que nós somos efemêros, de que todas as formas mudam, tem tempo de existência e depois desaparecem pra sempre no mundo”, completou Ismar Carvalho.

O desafio do secularismo e do ateísmo


A revista Eclésia (ano 11, ed. 120) traz a reportagem de capa "Para eles, Deus deve morrer!", com o subtítulo "Movimento ateísta cresce em todo o mundo e conquista adeptos até mesmo em países de forte tradição cristã". No texto do jornalista Marcos Stefano, são mencionados e entrevistados especialistas e estudiosos ateus e teístas (num exemplo meio raro de bom jornalismo, quando o tema é fé ou a falta dela). Um deles é o professor Paulo Romeiro, do Departamento de pós-Graduação em Ciências da religião da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele aponta um dos fatores de crescimento do ateísmo e do secularismo na sociedade atual: "É algo duro de aceitar, mas real. As igrejas brasileiras perderam seu conteúdo, trocaram a pregação pelo entretenimento, e o refletir, pelo sentir. Sem falar nos sucessivos escândalos, que têm feito com que um número grande de crentes não apenas abandone a igreja, mas a própria fé."Outro entrevistado, o Dr. Rodrigo Pereira da Silva, professor do Centro Universitário Adventista, faz coro com o professor Paulo e propõe alguns desafios: "Estamos enfrentando uma guerra intelectual para a qual não estamos preparados. ... Primeiro, temos que arrumar a própria cozinha. É necessário repensar as universidades evangélicas, que vêm sofrendo uma progressiva secularização. Disciplinas como apologética, a verdadeira defesa da fé, foram jogadas para escanteio e perderam a importância. Depois, precisamos nos conscientizar de que nossos jovens não estão preparados para o debate e para o ambiente secular universitário. Esse é o ambiente mais atacado pelos sem-religião e ateus."

13 de janeiro de 2008

A BUSSOLA DE OURO

Análises de Filmes pela Ótica Cristã

Bússola que só aponta para baixo

Antes de você assistir a “A Bússola de Ouro”, é importante saber em que tipo de terreno está pisando. E, no caso, é um terreno de lodo puro. O filme é baseado no primeiro livro da trilogia escrita pelo ateu radical Phillip Pullman. Em uma entrevista em 2001, o escritor afirmou com todas as letras: ”Meus livros são sobre matar Deus”. Crítico ferrenho do cristianismo, fã confesso da série “Harry Potter” e refratário à série cristã ”As Crônicas de Nárnia” (”uma das coisas mais feias e venenosas que já li”), Pullman definiu sua própria trilogia como ”os materiais sombrios”, escrita para ser uma influência atéia oposta a ”Nárnia” e ”O Senhor dos Anéis”. ”Tento destruir os alicerces da fé cristã”, confessou sem pudores Pullman.O filme conta a história de uma menina, Lyra, que viaja a um mundo distante para salvar um amigo. No caminho, encontra criaturas metamorfas, bruxas e uma série de personagens de um universo fantástico. Lyra é acompanhada por um ”daemon”, sua alma em forma de um animal. Ao adaptar “A Bússola de Ouro” para as telas, o diretor Chris Weitz buscou suprimir muitas das referências ateístas e anticristãs da trama, para não perder o dinheiro do ingresso dos crentes. Ele afirmou que o filme não faria, ao contrário do livro, menção direta a Deus ou a religião - dois temas-chave do livro. Como os fãs dos livros reclamaram, Weitz confessou: ”bem, a religião está lá, mas mascarada por eufemismos”. Falaremos mais sobre isso adiante.Não há dúvidas sobre os aspectos técnicos do longa-metragem. A computação gráfica cria cenários e personagens fantásticos, junto com um figurino de extremo bom gosto. É fácil se deixar encantar por esse visual de fantasia.




Os atores - entre eles Nicole Kidman e o 007 Daniel Craig, repetindo a dobradinha de ”Invasores” - não chegam a impressionar, mas mostram competência em suas atuações. Até mesmo as crianças estão bem em seus papéis. Fora das cenas de ação, a trama é arrastada, chegando à beira do tédio em certos momento.O filme é violento. Violento demais para menores de idade - apesar de ser promovido como uma obra voltada para o público infanto-juvenil. Lyra, a heroína da história, tenta matar a própria mãe! Não bastasse isso, muitas cenas são incomodamente explícitas, como a luta entre dois ursos em que um arranca a mandíbula do outro. Muitos personagens são assassinados, há tiroteios, lutas de espada, bruxas flecham seus adversários… é uma festa sangrenta. Bruxas, aliás, são fundamentais na história, bem como demônios. E o inferno é mencionado como um lugar literal.Sob a capa de beleza, fantasia e aventura, a produção carrega mensagens anti-religiosas, mascaradas por termos aparentemente inocentes. Não se usa, por exemplo, a palavra ”Igreja”, mas sim ”Magisterium”. ”Deus” é chamado de ”a Autoridade”. E, sim, Deus é morto no fim da trama. No mundo criado pela trilogia de Pullman, o Magisterium está ligado a experimentos cruéis com crianças, visando a descobrir a natureza do pecado, além de tentativas de acobertar fatos que prejudicariam sua legitimidade e seu poder.Lyra, a heroína que as meninas vão querer imitar após ver o filme, não apenas tenta matar a mãe, mas é manipuladora e enganadora. Ao pôr em prática seus esquemas, ela sempre se dá bem - e é aplaudida por isso.O grande perigo do filme é promover o livro, cujo conteúdo ateu, anticristão e - estava tentando evitar essa palavra para não assustar os leitores que não são cristãos, mas, sinceramente, não dá - diabólico constrói na mente de quem o lê uma imagem irreal de Deus. Assusta pensar nas legiões de crianças e adolescentes que vão correr às livrarias para comprar “A Bússola de Ouro” após ver o filme, do mesmo modo que fizeram com a série ”Harry Potter”. Hoje mesmo passei por uma livraria e vi o livro lá, na prateleira mais próxima da porta, como uma isca à espera do primeiro incauto que, incentivado pelo burburinho em torno do longa-metragem, vai se enredar em suas páginas.Graças a Deus (literalmente?), “A Bússola de Ouro” foi um fiasco nas bilheterias americanas.




No fim de semana de estréia, arrecadou apenas US$ 25,7 milhões em ingressos, enquanto os produtores esperavam faturar entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões. Até 18 de dezembro, o filme, que cusou US$ 180 milhões, faturou apenas US 40 milhões, um fracasso de proporções bíblicas para os padrões americanos.O Vaticano condenou o filme, dizendo que ele promove a idéia de um mundo frio, sem Deus e caracterizado pela desesperança. Num editorial longo, o jornal do Vaticano l’Osservatore Romano também fez duras críticas a Philip Pullman. Foi a crítica mais dura feita pelo Vaticano a um autor e um filme desde a condenação que fez de “O Código Da Vinci”, em 2005 e 2006. “No mundo de Pullman a esperança simplesmente não existe, porque não existe salvação senão na capacidade pessoal e individualista de controlar a situação e dominar os acontecimentos”, disse o editorial. O jornal do Vaticano disse que os espectadores honestos vão constatar que o filme é “destituído de qualquer emoção em especial, além de uma grande frieza”. Grupos católicos nos EUA pediram o boicote ao filme, e a Liga Católica dos EUA exortou os cristãos a não assistirem ao filme, dizendo que seu objetivo é “prejudicar o cristianismo e promover o ateísmo” entre as crianças.




Pullman criou o universo de “A Bússola de Ouro” para fazer oposição aos mundos de Tolkien e C. S. Lewis. Mas a jornada épica de Lyra a um mundo em que agentes teocráticos seqüestram e torturam crianças é destituída de alegria e de filosofias edificantes, o que cria um abismo entre ”Crônicas de Nárnia” e ”O Senhor dos Anéis” e esta bússola que só aponta para baixo. Apesar de ser vendido como um longa-metragem esplendoroso, mantém-se em trevas, especialmente nas trevas da mentira espiritual.




ANALISADO POR: Maurício Zágari Tupinambá. Maurício é jornalista e crítico de cinema, formado em teologia pelo Instituto Bíblico da Assembléia de Deus na Ilha do Governador (Ibadig) e membro da Igreja Pentecostal de Nova Vida em Copacabana (RJ). Tupinambá é crítico de cinema do JORNAL DO BRASIL (JB), onde escreve para a Revista Programa e integra o SuperJúri JB. Também é colunista de cinema da revista evangélica ENFOQUE GOSPEL, onde é responsável pela coluna Cinevídeo. É também responsável pelo site CineGospel ( www.cinegospel.com ), fonte de nossas análises de filmes.