7 de setembro de 2007

O que faz você feliz?


O Pão de Açúcar estreou em março, deste ano uma campanha, com o objetivo de enfatizar o elo emocional com os consumidores, sugerindo "transformar o ORDINÁRIO do dia-a-dia em EXTRAORDINÁRIO".


O tema era "O que faz você feliz?".
É óbvio que esta campanha tem como meta atrair o maior número de consumidores a comprar nas lojas do grupo.
Usaram como pano de fundo, cenas de pessoas alegres, unidos à declamação do lindo poema de Arnaldo Antunes.


Mas, o que é ser feliz? Será que há felicidade? Por que há tantas pessoas infelizes? Por que a felicidade não bateu na minha porta? Por que ? São tantos os POR QUÊs:


Vejamos o que diz o dicionário Aurélio sobre o adjetivo FELIZ:
1.Que desfruta de satisfação e ventura; ditoso, afortunado, venturoso.
2. Intimamente contente, alegre, satisfeito;
3.Que proporciona felicidade; abençoado, bendito.


Estas são apenas algumas definições que explica o adjetivo FELIZ, mas SER FELIZ é outra história.
Muitas vezes, em nossas vidas, passamos por momentos felizes e tristes, a minha felicidade não é a sua felicidade, o que me faz feliz hoje, pode ser a sua tristeza, ou vice-versa.
Por exemplo: a alegria do adúltero é a tristeza do seu cônjuge, o prazer do algoz é a infelicidade da sua vítima e, assim, há inúmeros exemplos..
Tenho poucos anos de vida em relação àquele que já viveu o dobro dos meus, e já sou tão velho em relação àquele que tem a metade da minha idade. Porém, todos nós temos momentos felizes e tristes.
Em nossa memória a felicidade permanece, como é bom recordar os bons momentos. Quem não se lembra dos filmes de domingo à tarde, que passavam no inesquecível Cine Plaza ou no Cine Eldorado, nos desfiles de 7 de Setembro na Rua São Pedro com todas as escolas da cidade, nas noites de encontro na praça Pe. Cícero, na calmaria das ruas, onde poderíamos ficar até tarde da noite sem nos preocupar com a violência. Nas vitórias do Guarani sobre o Icasa, nas chuvas que caiam no mês de Dezembro e tanta outras coisas alegres que, muitas vezes, são tristes pra você.
Assim é a vida, a vida é pra ser vivida, na alegria e na dor, na esperança, no aperto, na folga, no sofrer, com o muito ou com o pouco.
SER FELIZ é ser ‘impertinente’, é sonhar com algo que nunca se acaba. Hoje estamos rindo, amanhã nem tanto. Não se engane com a falsa felicidade, onde milhares se amparam no dinheiro, se iludindo com o que o dinheiro pode oferecer; muitas vezes é uma alegria passageira, ilusória, compramos a felicidade, compramos amigos...


...Ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mateus 6:20).


A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas, de vidas tristes e de vidas alegres.
Uma vez Jó disse,"Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade.” (Jó 30:15).
A infelicidade (os sofrimentos de Jô), não vieram de Deus. Também não havia motivo para correção na vida desse homem, pois Jó vivia completamente dentro do que agradava ao Senhor e era irrepreensível, o que foi confirmado pelo próprio Senhor. Seus sofrimentos eram provocados pelo maligno (comp. Jó 1.1,6-19).
Mas a ‘impertinência’ de Jó, trouxe-lhe a Felicidade.


“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía” (Jó 42:10).


Gostaria muito de ler um poema, onde o poeta declama que, o que o faz feliz é:
Ver as crianças do continente Africano ou de qualquer outro continente, sorrindo felizes pelo motivo de, todos os dias, terem na mesa abundância de alimentos;
Ver que não há racismo contra o próximo, só por causa da diferença da cor da pele;
Ver que não há mais motivo para crianças ficarem nos sinais pedindo esmolas,
Ver que não há mais as palavras pobre e rico nos diferenciando por bens que possuímos;
Ver que não há mais desempregos;
Ver que todos são dignos de terem seu lar, sua família, seu sustento;
Ver que não há mais guerras por ganância ou guerra por qualquer coisa que seja;
Ver que não há guerra em nome do deus de algum país;
Ver que todos nós estamos unidos para reconhecer e adorar a soberania do Senhor como Ele merece, pois Ele é, “Aquele que enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras... O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho" (Ap 21.4-5,7).
E então, O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?

Nenhum comentário: